quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Como eu sei se meu relacionamento é saudável?

Eu participo de muitos grupos femininos no facebook que falam sobre diversos assuntos e esses dias li algumas frases que me chocaram.
Lembra que falei anteriormente sobre o poder das crenças limitadoras sobre a nossa auto estima?
Pois é, muita gente não tomou consciência sobre o peso que as nossas crenças tem sobre a nossa vida. (Se você não leu o artigo, sugiro que volte lá e dê uma lida! )

Quer um exemplo?
Li mulheres dizerem não acreditar em relacionamentos saudáveis. E por isso entenda que elas estavam falando que não acreditavam que um relacionamento sem abuso pudesse existir. Isso vale para o contexto de relações familiares quanto amorosas!
Eu fiquei assustada. Sinceramente.
Isso é mais problemático do que qualquer outra coisa que já ouvi. E isso me fez pensar. Essas mulheres estão dizendo que não sabem o que é um relacionamento saudável... Por que será?
Além disso, vejo que ultimamente muitos esforços tem sido feitos no sentido de avisar ou deixar claro os sinais de alerta para que as mulheres possam reconhecer se estão em um relacionamento abusivo.
Isso é MUITO VÁLIDO e sensacional!
Não estou de forma nenhuma criticando a iniciativa pois acho que isso vai ajudar muita gente!
O que me deixou curiosa foi... e seu eu fizesse a mesma coisa mas mostrando como identificar um relacionamento amoroso saudável?
Tchanam! E daí veio a idéia desse artigo.
Vou te dar um checklist com 10 pontos fundamentais para um relacionamento amoroso ser considerado saudável.
OBS: LEMBRANDO que podem existir mais fatores, nessa lista eu enumero 10 que considero fundamentais e básicos mas não são todos os que existem okay?


·        10 coisas que um relacionamento saudável precisa ter (e os sinais que você precisa identificar)

1.      Um relacionamento saudável é baseado em confiança! Eu confio em você e você confia em mim. 

Isso quer dizer que a sua palavra basta. Se você disse que vai no parque passear, vai no salão, vai jogar futebol, etc etc,  eu acredito em você e não tenho necessidade de ficar te “perseguindo” virtualmente ou não pra garantir isso.


2.      Existem regras bem definidas E acordadas entre as partes. Isso quer dizer que as decisões são tomadas JUNTAS e as regras são definidas como boas para todos os envolvidos.

Ou seja, se seu namorado ou namorada decide o que você pode ou não fazer SEM a sua participação, eu diria pra se preocupar. (Bandeirinha vermelha do relacionamento abusivo pra você!)
Ou se as regras são definidas de uma maneira que só é bom para o outro, bandeira vermelha de novo!


3.      Existe comunicação respeitosa! Ou seja, os dois CONVERSAM de maneira NÃO AGRESSIVA (grito não é conversa! É agressão. Xingamento não é conversa, é agressão verbal.)


4.      As regras definidas são respeitadas pelos dois e se alguém precisa quebrar uma regra isso é conversado antes.

Se seu namorado/namorada define as regras sozinho(a) ou define em conjunto mas não conversa com você se precisar mudar o combinado e/ou só ele/ela pode quebrá-las, bandeirinha vermelha dupla!

5.      A liberdade do outro é respeitada!

Você é uma pessoa livre e separada do seu namorado/namorada.

Você tem uma família, uma vida e sonhos a parte do seu relacionamento e tem o direito de tomar decisões que dizem respeito a sua vida sem ficar pedindo permissão ao outro. (Levar em consideração, sim, sempre, mas deixar o outro ditar o que você pode fazer, não.)
Sendo assim, se o seu parceiro/parceira te diz o que você pode vestir, com quem pode sair, quando pode e tenta minar seus outros relacionamentos, bandeira tripla do relacionamento abusivo!

6.      Existem limites de privacidade e eles são respeitados

Seu parceiro respeita seu espaço. Sabe que sua intimidade é sua e você tem direito a seus hobbys e amizades sem que isso tenha que ser permitido.
O seu facebook é seu, o whatsapp é seu, os seus amigos são seus, a sua intimidade é sua.
Você não precisa mostrar (você pode mostrar SE quiser, claro) sua conversa no inbox pro seu parceiro/parceira, nem dar senha de email/facebook e se ele/ela insiste nisso e briga com você, BANDEIRA VERMELHA.

 
7.      Não existe chantagem emocional
Em um relacionamento saudável, quando o casal discorda, isso é discutido de maneira razoável e respeitosa. Se acontece uma situação incômoda isso é exposto da maneira menos agressiva possível, enfatizando sempre os sentimentos envolvidos. Sem jogo de culpa.

Se o seu parceiro te faz sentir mal quando você nega um pedido dele, te faz sentir culpada como fosse super natural você ter que dar satisfação de onde vai pra ele, te ameaça dizendo que vai te largar se você fizer isso ou aquilo ou te diz que vai sair também com aqueles amigos que você detesta ou aquela menina que você não gosta, bandeira vermelha.

8.      A independência é respeitada

A independência financeira é essencial para a auto estima da mulher.
Vamos entender direitinho!
Acordos podem ser feitos entre o casal, caso desejem ter filhos e a mulher concorde em parar de trabalhar, certamente. Mas VEJA BEM, é um acordo e não uma imposição de uma das partes.
Em um relacionamento saudável o seu parceiro/parceira não vai te impedir de trabalhar ou de ter sua própria renda, e se ele/ela faz isso, dizendo que não “gosta que você trabalhe”, “mulher não tem que trabalhar”, “isso é coisa de mulher fácil” e etc, MIL BANDEIRAS VERMELHAS do abuso.

9.      Em um relacionamento saudável, há respeito pelo convívio social do outro

Seu parceiro respeita sua família, embora não concorde com tudo que vê é claro, sabe que isso faz parte de uma convivência saudável.
Se seu parceiro/parceira vive criticando sua família, falando mal e tentando te afastar dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus grupos sociais sejam quais forem e tenta te isolar, bandeira vermelha!

10.   Há liberdade de ir e vir para ambos

Em um relacionamento saudável, ambos podem transitar pelos ambientes que quiserem, sempre respeitando as regras acordadas no início do relacionamento. Trabalho, grupos sociais, hobbys, atividades diversas são respeitadas.
Se seu/sua parceiro/parceira restringe o horário que você pode sair, onde pode trabalhar, com quem pode trabalhar, não te deixa sair sozinha ou você precisa ficar ligando para dizer onde está constantemente, desconfia de você se sair e fica bravo se você não der satisfações constantes, bandeira vermelha!



Obs1: Se você marcou uma ou mais bandeiras vermelhas, é um sinal de alerta. Você pode estar em um relacionamento abusivo e não percebeu. Procure saber mais sobre os sinais de um relacionamento abusivo. Existem diversas comunidades no facebook e material na internet.
Caso precise, procure ajuda de um profissional.

Ob2: Se você marcou menos do que todas as alternativas do checklist, saiba que seu relacionamento tem espaço para melhorias! Então vamos trabalhar nisso?

Um abraço e até semana que vem!









0 comentários:

Postar um comentário

Popular

Tecnologia do Blogger.