quinta-feira, 10 de março de 2016

Como resolver problemas de maneira simples

Gente, é possível. Pode parecer que não, mas me acompanhe aqui por um segundo.
Veja se você se identifica com essa situação:

Lá está você, mega estressada por conta de um problema. Aquilo te incomoda, parece que quanto mais você pensa pior fica, mais irritada você fica.... mas você não pode deixar de pensar, afinal, o problema não vai se resolver sozinho!
Até ai tudo bem. Aliás, bem beeeem, não. Mas menos mal. 

O problema mesmo é quando juntam 10 problemas, que se você pensar bem, individualmente seriam simples (mas isso ai é outra estória que eu explico depois), mas como é tudo ao mesmo tempo, dificultam muito. Ainda mais se você for uma complicadora, como eu. (Sobre isso, veja o post antigo! você é uma complicadora ou facilitadora?)
Ai pronto. É 15 coisas pra fazer ao mesmo tempo, ninguém te ajuda com nada ou se ajuda, mais complica que ajuda... parece familiar?
A sensação é de impotência, de desespero, de “ai meu deus, não sei como vou dar conta disso tudo”, que se torna rapidamente “meu deus, não vou dar conta disso tudo”. Uma diferença sutil mas que na verdade é drástica em termos de resultados.
Okay, okay.... entendi. Sou eu!
E agora, o que eu faço? Me sinto desesperada, tudo parece sério, tudo parece drástico!
Calma! Primeiro de tudo, PARE.
Isso mesmo, pare.
Pare de pensar no assunto e pare principalmente de se desesperar.
A verdade é a seguinte....
Quanto mais a gente pensa, mais nos sentimos como se estivéssemos nos afogando e menor a chance de conseguir pensar de maneira clara sobre a situação.
Agora, se eu não consigo pensar de maneira clara como diacho vou resolver um problema? 
E como vou resolver 10 problemas? Simples, não tem como. Você só vai se enrolar mais ainda.
Então pare e tire um tempo pra relaxar. Sim, eu sei, parece coisa de doido. Você está pensando, “mas eu tenho prazos e cobranças e vou parar para relaxar? Ai que eu não termino nada”. Sim, isso mesmo. Se você quiser mesmo resolver o problema ou os problemas é exatamente isso que vai fazer.
Relaxou? 5 minutinhos, 10 minutinhos... o que você tiver de tempo a disposição já ajuda. Eu sei que nem todo mundo pode tirar uma tarde inteira. 
Dê uma volta no quarteirão, ou tome um banho demorado, ou tire um cochilo, ou leia um livro. Algo que te relaxe e te distraia.
Agora que você não está tão estressada, pense. Melhor ainda, faça uma lista de prioridades, dos problemas mais graves aos mais simples e enumere. 
Os problemas graves são em termos de consequências ou no sentido de urgência.
Para isso, se pergunte: O que eu preciso resolver primeiro? O que é mais importante ser resolvido agora?
Os mais urgentes se resolvem primeiro geralmente, mas fica a seu critério.
Com relação a dificuldade, a melhor forma é começar do MAIS FÁCIL!
Sim, isso mesmo. Nada de começar do mais difícil.
Mas, mas...como assim? Eu não tenho que resolver o que é mais difícil primeiro?
Não necessariamente.
Pense comigo, se você começar do mais simples provavelmente você vai conseguir resolver um número maior de coisas e com isso vai se sentir bem menos sobrecarregada, afinal, tem menos coisas a serem resolvidas! E segundo conforme você for trabalhando essa lista e for vendo que tem menos coisas a fazer, você  provavelmente vai se sentir mais leve e com um humor melhor. Com essas mudanças fica mais fácil de conseguir resolver um problema mais complexo ou difícil do que se estivesse de cabeça quente. É simples assim.
O grande segredo na verdade é saber priorizar e decidir o que de fato é mais urgente.
Dica: whatsapp, facebook, aquele episódio do seriado ou da novela não são mais urgentes.
De resto, vai de gosto pessoal. Eu particulamente quando tenho um projeto ou um trabalho e eu tenho um prazo prefiro terminar beeeem antes, pois assim sobra tempo caso aconteça alguma urgência , pra eu resolver sem me desesperar, afinal, sempre tem a possibilidade de acontecer alguma coisa na reta final, e geralmente acontece.
Eu trabalho com margens de segurança e com folga. Mas como eu disse, fica a seu critério. Algumas pessoas trabalham bem sob pressão.



0 comentários:

Postar um comentário

Popular

Tecnologia do Blogger.