quinta-feira, 31 de março de 2016

Suas emoções estão te deixando louca?



Você vive explodindo com os outros e falando o que não queria, perde a paciência super rápido e não sabe a causa, se acha muito nervosa/estressada ou ainda se sente triste do nada e não consegue identificar um motivo.
Se você se sente como estivesse fora de controle emocionalmente ou como se as suas emoções tivessem vontade própria, te convido a continuar lendo esse artigo.

O antídoto para o descontrole é logicante auto controle.
Se essas situações acima acontecem com você com frequência, pode ser que o seu auto controle emocional não esteja tão bom assim.

Quer saber como melhorar? É simples. (Simples, não disse fácil ;D)
Repitam comigo: reflexão e auto análise.
Leva tempo e exige esforço  (diria que mínimo) mas exige. Não é da noite pro dia que o seu auto controle vai melhorar, mas com o tempo e prática é possível.
Primeiro de tudo, se você quer controlar suas emoções você precisa conhecê-las. Saber o que te irrita/incomoda/aborrece/entristece e porquê é fundamental para esse processo.
Muitas pessoas não sabem discriminar o que estão sentindo (não sabem a diferença entre raiva e tristeza por ex.) e se é esse o seu caso, então talvez você tenha que fazer um exercício mais simples que eu vou descrever no próximo post.
O ponto é que não temos como controlar algo se não sabemos o que é nem como esse ‘algo’ acontece. Resumido: se você se irrita e não sabe o que está causando essa irritação, a chance de você controlar essa emoção é bem baixa.
Minha sugestão então é uma ferramenta simples, rápida, fácil e barata... o caderno do humor.

Como funciona?

1º passo:            Arranje um caderno/agenda que você vai usar SÓ para anotar seu humor

Bem, em um caderno (qualquer um que você tiver, pode ser um caderno velho que está parado) você vai durante PELO MENOS dois meses (2 meses ein), TODO DIA (isso é importante ein! Tem que ser todo mesmo), anotar o seu humor em pelo menos em 3 ocasiões (manhã/hora que acorda, tarde/hora do almoço, noite/hora de dormir)
A minha sugestão é que você divida em manhã, tarde e noite e comece a anotar desde quando acordou até quando foi dormir mas você pode escolher outras ocasiões também fora desse esquema, o importante é anotar e de maneira consistente!
As anotações podem ser de maneira curta e simples, em uma ou duas frases, e você pode utilizar porcentagem se quiser (30% feliz, 50%feliz, %30 triste, se funcionar melhor pra você). O importante é você se entender com essas anotações depois.

Exemplo de anotação:
Segunda-feira, dia 07/07, manhã : acordei de bom humor, acho que foi por que dormi muito bem!
Segunda-feira, dia 07/07, hora do almoço: estou irritada. Briguei com o chefe de manhã.

Minha dica é carregar um caderninho de bolsa mesmo, bem pequeno para poder fazer essas anotações o mais rápido possível. Isso é importante pois temos a tendência de esquecer ao longo do dia essas alterações de humor e o contexto em que aconteceram.
Se não puder anotar exatamente na hora, anote assim que puder.

A idéia deste caderno é simples... te dar informações para se auto analisar.
Se aconteceu algo que te deixou muito feliz ou você se sentiu muito feliz, se aconteceu algo que te deixou muito triste, irritada, incomodada ou se você se sentiu assim ao longo do dia.

2o passo: analisar as informações

De posse dessas informações, você pode começar a identificar padrões e analisá-los.
Por exemplo, você pode descobrir que toda vez que você tem reunião no trabalho se irrita e começar a se perguntar qual a razão.
Essa ferramenta é muito útil para identificar gatilhos emocionais, ou seja, aquelas situações/pessoas/ambientes que te causam algum tipo de emoção.
E ai, com essas informações valiosas, fica mais fácil entender qual é o problema e criar uma estratégia para resolvê-lo!
O problema é o chefe que é grosso? O problema é o trânsito que você pega todo dia pra ir pro serviço? O problema é aquele colega que fica fazendo piadas machistas no meio da reunião?
O problema é que está dormindo mal todo dia e isso te deixa cansada e estressada?

Semana que vem falamos do plano de ação ;D

Um abraço

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