quinta-feira, 19 de maio de 2016

Senta lá Claúdia que lá vem.

 É hora de mais uma sessão educativa!
Brincadeiras a partir, vejo que existe muita confusão sobre o que é e faz um psicólogo, o que é psicoterapia, qual a diferença entre terapia e psicoterapia, psicanalista e psicólogo é tudo a mesma coisa? 
Entãão, cá estou eu pra prestar alguns esclarecimentos!

  


O que é psicoterapia?

 Psicoterapia é uma ferramenta de trabalho. É uma das habilitações e serviços que o psicólogo (e o médico) pode oferecer. Dentro da psicologia, costuma ter o seguinte formato tradicionalmente (exceto no caso da análise/psicánalise):
  • No geral se faz em consultório, embora nada impeça que seja realizada em outros locais, como o próprio domicílio do paciente/cliente.
  • Segue uma frequência semanal (1 ou 2 vezes na semana na maioria das vezes)
  • Tem um tempo definido (novamente, no geral são 50 minutos de sessão mas depende da orientação teórica e outras questões)
  • É utilizada por profissional capacitado (médico ou psicólogo) devidamente registrado no seu conselho (no caso do psicólogo, deve ser inscrito no Conselho Regional da sua área)

O termo 'psicoterapia' é usado por profissionais diversos e é do meu entendimento que embora não seja um termo exclusivo para psicólogos, psicoterapia é com psicólogo ou um médico devidamente especializado. E com psicanalista se ele for psicólogo. 
Esse é o meu posicionamento sobre o assunto.
Obs: O psicólogo que trabalha com psicologia clínica é também chamado de psicoterapeuta.

Psicólogo e psicanalista é a mesma coisa?
 
NÃO necessariamente.

"O psicanalista é um profissional de nível superior, muitas vezes psicólogo ou médico, que faz, posteriormente, um curso numa instituição psicanalítica e submete-se à Psicanálise. Ele atende pessoas com demandas análogas àquelas apresentadas ao psicólogo e psiquiatra. Na Psicanálise, são utilizadas as teorias da personalidade e métodos de tratamento introduzidos por Sigmund Freud."

(Fonte: http://www.inpaonline.com.br/quais-as-diferencas-entre-psiquiatra-psicologo-psicanalista-e-psicoterapeuta/)

Resumindo, nem todo psicanalista é médico ou psicólogo.
Minha sugestão é.... sempre busque o profissional capacitado pra exercer a função, seja um psicólogo ou médico.

O que é terapia e qual a diferença de terapia/psicoterapia?

O terapeuta não é necessariamente um psicólogo ou um psiquiatra mas sim alguém que através de um curso de formação em uma técnica terapêutica específica se torna apto a exercer aquela técnica. 
Ex: Arteterapeuta, cromoterapeuta e assim segue.

O que é/faz o psicólogo?

PSICÓLOGO é um indivíduo formado no curso de PSICOLOGIA (5 anos minha gente), que exerce a ciência da Psicologia (é uma ciência regulamentada por um órgão, o Conselho Federal de Psicologia e que atende aos critérios éticos e postulados científicos) devidamente habilitado, através de registro no Conselho de Psicologia (CRP). Tenho muitas críticas e ressalvas quanto a atuação dos Conselhos Regionais mas isso é papo pra outra ocasião. 
Ao contrário do que se imagina, o profissional da psicologia pode atuar em muitas áreas - escolar, jurídica, clínica... só pra citar algumas. Dentro de cada área vai desenvolver uma atuação específica que difere da clínica!
Ou seja, psicólogo não só faz "terapia" e não trabalha só em consultório, embora seja uma das atuações mais buscadas.

Não fique só sentado esperando a vida passar

Por que fazer psicoterapia?
Existem muitos motivos para fazer psicoterapia. 
E não, ao contrário do que se diz, não é coisa pra “doido”. Muitas pessoas plenamente saudáveis decidem continuar ou fazer psicoterapia. Pra que? Pra melhorar. Pra se desenvolver. Pra ter disponível um profissional capacitado e pronto pra auxiliar nas mudanças que  você julga necessárias.
Pra pensar junto.
Infelizmente a Psicologia tem o estigma de ser coisa de gente “desequilibrada”. Quanto a isso eu digo, não somos todos? Em algum momento da nossa vida, não somos todos desequilibrados e um pouco loucos? Seja quando estamos em luto por um casamento ou um relacionamento que chegou ao fim, por questões financeiras, a morte de um ente querido, dificuldade pra realizar mudanças.... os mais variados motivos.
A questão é que as vezes precisamos de um pouco de ajuda. 
Outras vezes, podemos buscar a psicoterapia não por que temos um problema ou uma dificuldade mas sim para nos desenvolvermos! 
O psicólogo também atua para facilitar processos de auto conhecimento e o desenvolvimento da auto estima (que é meu ramo de atuação!), emagrecimento, até questões ligadas a finanças por exemplo e organização financeira.
O ponto é que podemos, nós, psicólogos, ajudar de diversas formas com diversas questões e não só com psicoterapia. Essa é uma ferramenta e uma muito boa mas não é a única!
Então, se você acha que precisa de um pouco de ajuda pra lidar com uma situação difícil ou ainda acha que está indo bem mas gostaria de ser melhor, pode procurar um psicólogo que nós estamos prontos para auxiliar.


Fontes:
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11127/psicologo-psiquiatra-psicanalista-psicoterapeuta-e-terapeuta-voce-sabe-a-diferenca
http://www.inpaonline.com.br/quais-as-diferencas-entre-psiquiatra-psicologo-psicanalista-e-psicoterapeuta/
http://site.cfp.org.br/




3 comentários:

  1. Vou ser bem sincera, desde pequena eu tenho o que acredito ser depressão. Não tenho certeza simplesmente porque nunca fui à um médico comprovar isso, mas há alguns anos eu tive até problemas de saúde que segundo disse o médico com certeza eram por fatores psicológicos. Recentemente eu tive coragem (pois é, por anos eu fui tentando tomar coragem)pra entrar em um consultório e pegar o cartão da psicóloga. Mas nas minhas atuais condições não tenho como pagar um médico, e na rede pública eu dificilmente conseguiria algo, até porque RJ está em crise e mesmo sem ela nunca funcionou decentemente. E depois desse longo texto eu lhe pergunto, qual profissional eu deveria procurar pro meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica... bem, vamos lá.
      Primeiramente, teria que ser averiguado se é uma depressão, mesmo porque a depressão infantil e a adulta apresentam sintomas um pouco diferentes.
      O ideal seria você buscar os dois profissionais, um psiquiatra para fazer o diagnóstico e te receitar medicamento, CASO seja necessário e um psicólogo pra fazer o apoio terapêutico.
      Depressão geralmente precisa dos dois profissionais em conjunto atuando. Nem só o remédio nem só a terapia.
      Quanto a isso posso te dizer... faculdades que tenham curso de psicologia atendem de graça na clínica-escola.
      Um dos meus estágios foi na clínica escola da minha facul.
      Você pode buscar isso online, mas faculdades particulares com cursos de Psicologia costumam ter esse serviço.
      O processo funciona da seguinte forma: você liga, caso seja menor de idade seus pais precisam ir lá e autorizar o atendimento. Eles vão te colocar na fila de espera e assim que tiver vaga te chamam.

      Além disso, muitos psicólogos fazem clínica social com preços reduzidos ou até muitas vezes de graça.
      Caso você tenha plano de saúde, muitos também cobrem atendimento psicólogico.
      Psiquiatra creio eu que você consegue pelo SUS, mas não tenho pleno conhecimento de causa pra te informar como funciona no RJ o atendimento. Caso não tenha como, eu acho que alguns psiquiatras também fazem esse tipo de clínica social. Dê uma procurada na sua cidade, pela internet ou pergunte nos consultórios, acho que pode ser uma alternativa.
      O que você acha?

      Excluir
    2. Se você quiser tirar alguma dúvida ou conversar em particular pode me mandar um email em : autoestima@mulheresquesetransformam.com.br

      Excluir

Popular

Tecnologia do Blogger.