quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como estabeleço metas?


Muito se fala da importância de estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo ou metas, principalmente no que se refere ao campo profissional.
Até no campo fitness essa lógica já é usada, pra estabelecer metas pra transformação do próprio corpo ou pra perda de peso.
Esse é um caminho muito saudável desde que feito de maneira realista e com cuidado. Cada meta deve ser individual! Como assim? A meta que serve pra fulana fitness ou pra sua colega pode não servir pra você. Mas como isso é possível? Simples.
Cada um tem uma rotina diferente, ferramentas disponíveis diferentes que podem facilitar ou dificultar. Se você trabalha o dia inteiro fora e tem filhos, quando chegar em casa muito provavelmente vai ter que cuidar deles e da casa. Embora esse cenário esteja mudando ainda é o mais comum de se ver. Considerando ainda que a maioria das mulheres cuidam dos filhos sozinhas, é mais complicado ainda.
Nesse tipo de situação, você vai ter tempo pra ir pra academia 2h todo dia? Muito difícil. E grana pra pagar um personal ou pra uma plástica? Pra pagar a consulta com a nutricionista ou comprar suplementos? Menos ainda né? Eu ainda estou só focando na questão do dinheiro, agora imagina do tempo e da disposição emocional. Cuidar de casa, criar os filhos consome muito, isso já sabemos por conta dos inúmeros relatos.
Está começando a ter uma idéia do porque é tão complicado colocar em prática as metas que nos impomos?
Mas então eu devo abandonar totalmente meus objetivos? Um grande e sonoro NÃO.
Não desista! Primeiro de tudo, avalie se essa meta é realista PRA VOCÊ. Não pra blogueira x, ou fulaninha do instagram y, ou sua colega, VOCÊ.
Avalie se da maneira que você estipulou, não é necessário ferramentas que você não tem e não tem como ter nesse momento.
De posse dessas informações, faça um plano pra VOCÊ que funcione dentro da sua realidade atual. Se você trabalha de 7 as 7 e tem filhos, quando você inserir uma atividade física na sua rotina? E de que forma?
Considerando ainda que sua meta seja perder peso ou melhorar a saúde porque não é preciso querer perder peso pra fazer exercício fisíco não é?
Acho que deu pra entender a idéia.
Basicamente pra estabelecer metas você tem que ter informações sobre a sua realidade atual suficientes. Isso depende de autoconhecimento que vai depender de auto análise. Literalmente você mapear o que você tem a sua disposição e o que funciona pra você.
Exemplo relacionado ainda a perda de peso. Se você sabe que academia não funciona e que você sempre desiste no 1º mês, que tal tentar um esporte ou uma atividade em grupo? Se a motivação aumenta quando tem uma amiga, que tal criar um grupo de exercício com pessoas com metas e realidades semelhantes? Um grupo de corrida das mães trabalhadoras ou algo do tipo.
Com ajuda tudo fica mais fácil e pessoas que compartilham da sua realidade vão entender a sua situação além de terem muitos assuntos em comum.
Se você é do tipo que gosta de esportes, talvez na sua cidade a prefeitura disponibilize aulas gratuitas de natação ou volley. Busque essas informações. Pesquise e veja o que se adequa a sua personalidade. Fica muito mais fácil atingir sua meta dessa forma.
Pra vocês terem uma idéia de como funciona, vou falar do meu caso.
Ao longo do tempo eu briguei muito com essa idéia de metas. Eu sou do tipo criativa-caótica. Não quer dizer que eu não me organize mas se eu me planejar demais eu acabo matando minha motivação. Eu gero tanta frustração que não consigo seguir em frente com o plano.
Eu tentei fazer metas de longo prazo, curto, médio, tentei objetivos diários... Enfim. Nessa brincadeira de tentativa e erro eu percebi que o que funciona pra mim é... metas semanais.
Como assim? Toda semana eu escrevo na minha agenda de papel (sou dessas) o que eu preciso fazer na semana. Com relação a qualquer coisa. Posso colocar: fazer a unha, arrumar o armário, ir tirar 2ª via de documento... etc etc. Fazer quando e de que forma fica por minha conta, eu só tenho que fazer até o final da semana.
Quando chega domingo eu me avalio e vejo o que eu fiz e se necessário eu reajusto as metas pra ficar mais realista. Se tem algo que eu estou constantemente deixando de fazer eu me pergunto se eu quero isso mesmo ou se há algum problema no meu planejamento.
Pra mim funciona, pode ser que pra você não. A idéia é focar no que funciona!
Resumindo!
Para estabelecer metas:

  1. Conheça a sua realidade pessoal: limites, ferramentas, personalidade
  2. Faça um plano personalizado: esqueça de a,b ou c. O seu jeito é o seu jeito. O que funciona pro outro pode não funcionar pra você.
  3. Questione-se: o que funciona pra você? Do que você gosta? Como você pode atingir essa meta?
  4. Tente. Teste, se der errado, modifique... e vá descobrindo o que deu certo e o que deu errado e porque deu errado. Com isso vá alterando até ficar funcional pra você.

Boa sorte! o/


0 comentários:

Postar um comentário

Popular

Tecnologia do Blogger.