quinta-feira, 28 de julho de 2016

E quando a carência bate?

Primeiro de tudo, uma breve definição.

carência
substantivo feminino
  1. 1.
    falta de algo necessário; privação.
    "c. de alimentos"
  2. 2.
    fig. necessidade afetiva.
    "c. de amor"


Todos nós sabemos, eu imagino, o que seja a carência. Sentimos ela em algum momento de nossas vidas.
O grande pulo do gato é saber que não se cura carência com namoro, não necessariamente.
É isso mesmo minha gente!
Então qual é o problema afinal em estar carente? Nenhum, na realidade. 
A dificuldade vem quando se usa uma necessidade como desculpa pra tomar péssimas decisões.
A carência é um troço complicado. Comum, acontece com todos nós humanos em todas as fases da vida, talvez só de maneira diferente.
O sentimento não muda. A carência é a falta. De atenção, de carinho e é uma necessidade humana a menos que você seja psicopata, é claro.
Todo mundo sente carência em algum ponto. Algumas situações podem fazer com que esse sentimento aumente ou diminua e pessoas diferentes podem ter necessidades diferentes.
Não sei se todo mundo conhece a franquia de jogos do The Sims, mas eu vou usar esse jogo pra explicar que vai ficar mais fácil.
The Sims é um jogo muiiiiito antigo que atualmente está na 4ª versão. Para quem não sabe é uma life simulation. Isso quer dizer que você vai criar personagens e acompanhá-los enquanto crescem e se “apaixonam”, são despedidos do emprego, tem filhos e várias outras situações, algumas um tanto quanto inusitadas pois é claro, se trata de um jogo.
Bem, ele é muito famoso e eu sou praticamente viciada nele.
Mas por que estou falando de um jogo?
Muito simples. O seu personagem tem necessidades físicas e também emocionais. Ou seja, o bonequinho com o qual você joga vai sentir fome, vontade de ir ao banheiro, vai se irritar se ficar sujo por muito tempo, etc etc... e também vai se sentir carente. Sim, no jogo se chama necessidade social mas a carência nada mais é que isso.
Temos necessidade de contato, de expressar a nossa afetividade e de socializar.
Na franquia The Sims, as necessidades são iguais pra todos os personagens que você criar mas na vida real não é bem assim que funciona. Embora todos tenhamos essa barrinha pra encher, ela pode ser restaurada de formas diferentes. Algumas pessoas são mais caseiras, outras mais sociais e gostam de grandes reuniões, outras não. Isso é totalmente normal e faz parte da vida.
esse aqui foi o primeiro jogo da franquia. ;D

O que acontece então com a carência?
Muita gente acha que ela depende somente de estar solteiro ou não, ou ter um relacionamento amoroso ou não. Aí é que está a grande besteira.
Essa necessidade de contato, de carinho não vai se resolver com um parceiro ou parceira necessariamente (o que tem de gente em relacionamento "sério" e carente... não está no gibi) e sim laços sociais. Com isso eu digo que vale família, vale amigos, vale colegas de trabalho... enfim, o que importa é essa conexão genuína com o outro que é tão rara hoje em dia.
O que eu estou dizendo basicamente é que você pode se sentir carente mesmo em um relacionamento, mesmo casada. Isso é muito comum aliás. Se a outra pessoa não presta atenção em você, não te ouve, não te leva em consideração, aliás, eu diria que esse relacionamento só existe no papel ou no nome.
E se você está muito carente frequentemente, resta se perguntar, do que é que você está sentindo falta? É de ter um amigo pra poder desabafar e falar de uma situação difícil pela qual está passando? É de ter amigas mulheres e poder sair e se divertir? É de ter uma proximidade maior com seus pais?
É muito fácil no dia de hoje colocar todas as esperanças em um namorado ou namorada mas eu te digo, não é A solução definitiva pra sua carência. Precisamos de mais.
Qual é a solução então? Contato. Proximidade. Afetividade.
Seja com seu cachorro de estimação, passando na praia, em comunhão com Deus, saindo com as amigas pra tomar um café ou batendo um papo com seu pai.
Pense nisso e reflita: em que situações você se sente mais carente? É realmente falta de um parceiro ou um abraço sincero é o que você precisa mais?

Pode ser que seja os dois também, é claro.
O importante é você entender o que é importante pra você e quando se sentir carente, buscar apoio em pessoas que te amam e te querem bem, independente de você ser solteira, casada, enrolada.


0 comentários:

Postar um comentário

Popular

Tecnologia do Blogger.