quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Como melhorar a saúde emocional: um tutorial



Gente, eu adoro tutorial. Quem me leu por aqui já deve saber disso.  E como havia dito na postagem da semana passada, vou dar sugestões de como você pode melhorar a sua saúde emocional. Mas primeiro, vamos recapitular porque recordar é viver, como meu professor do ensino médio dizia.
O que é saúde emocional?
É a capacidade de gerenciar de maneira adequada e equilibrada as emoções, de modo a gerar comportamentos (mais) positivos para a pessoa.
O que isso quer dizer é que você não precisa ser escravo das suas emoções. Pense nelas como uma bússola interna ou ainda um termômetro que vai te indicar entre outras coisas se o caminho que você está é o que deseja de fato ou ainda te dar pistas de como você realmente funciona.
É muito importante ouvir as emoções sim! Mas como eu já disse antes, leve sua cabeça junto okay?
Então o primeiro passo desse tutorial está ai: ouça suas emoções.

  • Ouça suas emoções (mas leve sua cabeça junto!)

Na correria da vida moderna, muitas pessoas se desconectam de si mesmas. Estão tão ocupadas ou preocupadas, presas dentro de suas inseguranças, ou ainda, sem tempo pra prestar atenção no que estão sentindo.
Se identificou com essa situação? É muito importante se permitir ouvir a si mesmo pra começar. Ouça o que seu corpo e suas emoções estão dizendo. Se algo te irritou, se há um desconforto, um aperto no peito, seu corpo está travado, são sinais para você prestar atenção!
Então pare e pense um pouquinho no por que.
Algo está te incomodando? Aproveite e reflita. Esse movimento de olhar para dentro é essencial para o auto conhecimento!

  • Reflita!

O segundo passo está diretamente ligado ao primeiro, ouvir. 
Refletir sobre nada mais é que analisar de fato uma situação. Nesse caso, digamos que você acordou irritado por algum motivo que você não sabe qual. Você pode levantar e seguir com o seu dia sem ligar muito pra isso, provavelmente descontando sua irritação nos outros ou afetando o seu desempenho no trabalho e nem se dar conta. Algumas pessoas comem mais quando estão irritadas ou tem outras atitudes que podem não ser as mais positivas.
Você pode não notar mas garanto que as pessoas ao seu redor notam. A auto análise é essencial então para poder entender as forças que nos afetam.
Pense agora se você decidir ponderar sobre essa irritação e chegou a conclusão que você foi dormir muito tarde e acabou dormindo menos que o suficiente. Olha que simples, agora você sabe o que pode fazer para acordar mais bem humorado não é?
A auto análise é isso, buscar informações que te façam entender melhor o seu funcionamento pra você poder adequar a sua rotina e seus comportamentos e ser mais feliz.
Gostou?
Então como se faz essa tal de auto análise? Simples.

  • Pergunte-se

No geral não temos muito o costume de nos questionar sobre os eventos, sentimentos e sobre nossos pensamentos. Se algo acontece que nos aborrece, deixamos de lado e seguimos sem nos questionar.
Então pergunte-se.
Por que estou chateado?
Algo aconteceu que justifique essa irritação?
Se nada aconteceu, então da onde está vindo esse sentimento?
Eu já senti isso antes em uma outra situação?
Isso é agradável? Me ajuda de alguma forma ou me atrapalha?
Se me atrapalha, como posso lidar com isso de maneira melhor?

Pode ser que a resposta não venha imediatamente, mas considere isso um treino. Não é da noite pro dia que se corre uma maratona e nem é da noite pro dia que se aprende a obter respostas. 
É fazendo que você vai ficando melhor em fazer as perguntas e consequentemente em se dar respostas.
Todos nós temos um conhecimento enorme a nosso respeito que está ali, esperando para ser usado. Na maioria das vezes o que acontece é que isso fica inconsciente, ou seja, não é algo que percebemos.
Essas sugestões que eu dei vão ajudar a você cavar o seu inconsciente e tirar respostas.
E aí, gostaram? Parece simples ou muito complicado?
Deixe sua opinião nos comentários sobre o que leu ou ainda alguma sugestão de temas futuros que eu vou apreciar ;D
Um abraço!



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